Marcadores

\ (1) Alagoas (1) Alemanha (2) Amapá (1) Amazônia (85) América do Sul (1) Antes de Viajar (14) Apresentação (5) Aracaju (7) Argentina (6) Ásia (19) Bahia (28) Bares e Restaurantes (9) Belém (107) Bélgica (2) Belo Horizonte (3) Benevides (7) Berlin (1) Brasil (247) Brasília (15) Bruges (1) Bruxelas (1) Buenos Aires (3) Café (1) Campina Grande (2) Cancun (1) Ceará (7) Chile (1) Círio de Nazaré (9) Ciudad de México (3) Colômbia (1) Cruzeiros (1) DENÚNCIAS (19) Dicas (51) Disney (4) Documentação (9) Ecoturismo (28) Entrevistas (9) Espanha (4) Europa (60) Eventos (10) Fernando de Noronha (25) Florianópolis (1) Florida (8) Fortaleza (5) França (12) Gay Friendly (1) Goiânia (9) Goiás (9) Guia de Turismo (62) Histórias de Vida (31) Hotéis (4) Ilhas (35) Israel (32) Istambul (2) Itália (14) Jerusalém (20) João Pessoa (1) Legislação (6) Lisboa (17) Macapá (2) Madrid (1) Maranhão (12) México (4) Miami (3) Milão (1) Minas Gerais (1) Mônaco (2) Museus (19) Natal (6) New York (1) News (24) Ordenamento Jurídico (4) Ordenamento Turístico (4) Oriente Médio (25) Orlando (7) Palestina (2) Palestras (3) Palmas (2) Pará (116) Paraguai (1) Paraíba (3) Paris (12) Pernambuco (28) Porto Alegre (2) Porto Seguro (2) Portugal (30) Praias (25) Recife (2) Restaurantes (4) Rio de Janeiro (6) Rio Grande do Norte (7) Rio Grande do Sul (4) Roma (8) Salvador (23) Santa Catarina (2) Santa Cruz Cabrália (2) Santuário (1) São Luís (4) São Paulo (15) Sensibilização (3) Sergipe (7) Série Especial Israel (7) Tocantins (4) Toledo (1) Turismo Religioso (3) Turquia (4) Uruguai (1) USA (13) Vaticano (4) Veneza (1) Vídeo (16) Vitória (1)

Faça sua pesquisa aqui:

sábado, 27 de julho de 2013

Memorial do Cerrado - Goiânia - Goiás By Levi Freire Jr.

Dicas, Elogios, críticas e sugestões ao Memorial do Cerrado. 

Levi Freire Jr no Memorial do Cerrado - Goiânia - Goiás - Brasil. Foto: Brenda Medeiros.
Visitar o Memorial foi um dos pontos altos da visita à cidade de Goiânia. Possui um fantástico acervo, mas, infelizmente é pouco divulgado, pouco visitado pelos turistas e não muito conhecido dos residentes, pois, ao dirigir para a PUC – GO, em  razão da má sinalização, fui obrigado a parar diversas vezes e pedir informações. Das dez pessoas consultadas, nove não souberam informar a localização do Memorial do Cerrado. Mesmo dizendo para estas pessoas que o memorial estava no Campus II da PUC – Pontifícia Universidade Católica de Goiás as pessoas insistiam em nos encaminhar para o Setor Universitário, sentido completamente oposto.

Levi Freire Jr.  Árvores fossilizadas. Foto: Brenda Medeiros.


Atenção Órgãos municipais e estaduais responsáveis pelo turismo em Goiânia! Vamos melhorar a sinalização dos pontos de interesse turísticos? Vocês possuem uma linda cidade, mas o turismo precisa ser melhor fomentado.

Levi Freire Jr. PUC - GO - Campus - II. Foto: Brenda Medeiros.
   
Bem... Nos perdemos, mas nos encontramos e chegamos ao campus II da Puc. Na entrada fomos recepcionados por seguranças simpáticos que nos encaminharam para a recepção do Memorial. Fomos muito bem recebidos, com um belo sorriso da Sra. Ana Paula.  Mas, além de elogios é necessário pontuarmos algumas questões que chamaram minha atenção, como operador do turismo é meu dever informar com o escopo de que mudanças aconteçam.

Levi Freire Jr. Foto: Brenda Medeiros.


O Memorial do Cerrado é mantido pela Fundação Aroeira, em co-parceria com a PUC-GO. Como disse anteriormente, o local é incrível e imperdível, mas, não está totalmente preparado para o turismo, necessitando alguns ajustes operacionais.

Em várias cidades visitadas no Brasil, nunca tive minha entrada cobrada em qualquer local de interesse turístico, estando com grupo ou não, e para isto sempre bastou apresentar a Credencial de Guia emitida pelo MTur, e ter  a entrada imediatamente autorizada. Entretanto, mesmo me identificando como guia de turismo e apresentando a credencial, fui compelido a pagar o ingresso (Inteira R$ 8,00, Meia: R$ 4,00) o que gerou certo constrangimento, pois, mesmo argumentando que esta é uma das atribuições constituídas ao guia de turismo e que estas estão tuteladas pela Lei Federal 8.623/93, no artigo 5º, alínea “e”, a negativa foi contundente e para evitar maiores constrangimentos e não prejudicar o passeio paguei a entrada. É preciso salientar que não trata-se do valor pago e sim do cerceamento de direitos.

Art. 5º Constituem atribuições do Guia de Turismo:

e) ter acesso gratuito a museus, galerias de arte, exposições, feiras, bibliotecas e pontos de interesse turístico, quando estiver conduzindo ou não pessoas ou grupos, observadas as normas de cada estabelecimento, desde que devidamente credenciado como Guia de Turismo;
Levi Freire Jr a caminho da Recepção do Memorial do Cerrado. Foto: Brenda Medeiros.

A título de informação, nos USA e Europa os estabelecimentos não são obrigados a aceitar a credencial do guia de turismo brasileiro, pois, esta é subordinada ao ordenamento jurídico do Brasil, ainda assim, sempre recebi gratuidade. Neste sentido, podemos fazer a leitura de que fora do Brasil recebemos através de “acordo de cavalheiros” e bom senso, a gratuidade; aqui no Brasil, mesmo existindo uma lei federal a PUC – GO e a Fundação Aroeira se negam a otimizar o acesso,  mostrando total desrespeito ao profissional guia de turismo e a atividade turística. 

A lógica é bem simples, enquanto empresário quero que minha empresa e meu produto seja divulgado, correto? Se a PUC/GO e a Fundação Aroeira tivessem visão holística tratariam o Memorial do Cerrado como empresa/produto turístico... Quem é que divulga os atrativos turísticos? O guia! Então quero mais é que este profissional conheça meu produto para poder divulgar! Simples assim...


Talvez, o fato de estar na contramão do processo turístico, hoje realizado em todo o mundo e em muitas cidades brasileiras, explique o porquê do local ser tão pouco percebido pelos residentes, tão pouco visitado pelos turistas e estar ocioso, se comparado com o potencial de visitação que poderia ter, já que seu acervo é maravilhoso e interativo.

Levi Freire Jr no Museu de História Natural  Foto: Brenda Medeiros.

Bem... Realizadas as devidas formalidades, seguimos para conhecer os espaços do Memorial do Cerrado que estão divididos em quatro partes, todos interativos: 1 – Museu de História Natural, 2 – Vila Cenográfica, 3 – Quilombo e 4 – Aldeia Indígena Timbira. 

Fomos informados que a monitora nos acompanharia até a entrada do Museu de História Natural, e que daquele ponto prosseguiríamos sozinhos.

Levi Freire Jr no Museu de História Natural  Foto: Brenda Medeiros.

Levi Freire Jr no Museu de História Natural  Foto: Brenda Medeiros.

Levi Freire Jr no Museu de História Natural  Foto: Brenda Medeiros.

Levi Freire Jr no Museu de História Natural  Foto: Brenda Medeiros.

Visitar sozinho não é ruim, até prefiro, pois, posso fazer o meu ritmo. Entretanto, para que você faça a visita por si mesmo o acervo precisa estar meticulosamente identificado, o que em vários espaços não estava. Por exemplo, no Museu de História Natural, encontramos alguns fósseis que não possuem identificação, expostos sem qualquer proteção, durante toda a nossa visita não visualizamos nenhum segurança ou monitor, exceto o rapaz na entrada. Tais fatos se repetiram na vila cenográfica que também estava com pouquíssima identificação. Não conseguimos conhecer o Quilombo e a Aldeia, porque estão fechados para manutenção e por isto ficará para a próxima oportunidade.

Levi Freire Jr. Na Vila Cenográfica de Santa Luzia que retrata os primeiros povoados com influencia portuguesa na região central do Brasil. Foto: Brenda Medeiros.

Levi Freire Jr no Bordel da Vila Cenográfica de Santa Luzia. Foto: Brenda Medeiros.

Levi Freire Jr no Bordel da Vila Cenográfica de Santa Luzia. Foto: Brenda Medeiros.

Levi Freire Jr no Bordel da Vila Cenográfica de Santa Luzia. Foto: Brenda Medeiros.

Levi Freire Jr na Vila Cenográfica de Santa Luzia. Foto: Brenda Medeiros.

Levi Freire Jr na Vila Cenográfica de Santa Luzia. Foto: Brenda Medeiros.

Levi Freire Jr na Venda da Vila Cenográfica de Santa Luzia. Foto: Brenda Medeiros.

Levi Freire Jr na escola da Vila Cenográfica de Santa Luzia. Foto: Brenda Medeiros.

Levi Freire Jr na Vila Cenográfica de Santa Luzia. Foto: Brenda Medeiros.

Levi Freire Jr na Vila Cenográfica de Santa Luzia. Caldo de cana e Beiju.  Foto: Brenda Medeiros.

Nossa visita foi mais proveitosa porque encontramos com um grupo de jovens, de vários locais do Brasil e do exterior, que estavam se “aquecendo” para a viagem que fariam de Goiânia para o Rio de Janeiro para participarem da Jornada Mundial da Juventude, em razão disto o engenho e a casa de farinha estavam funcionando. 


O Memorial do Cerrado, por certo mereceu receber em 2008 o título de local mais bonito de Goiânia e apesar das criticas que fiz acima em nada desmerece sua importância enquanto projeto que retrata a região Centro-Oeste do Brasil que é linda e rica, seja na cultura, seja na natureza. 

Visite! 



3 comentários:

  1. Boa tarde Levi, maravilhoso saber que esteve em Goiânia e visitou o Memorial do Cerrado agradecemos pela divulgação mas percebemos que você não procurou nem o Sindicato dos Guias de Turismo nem um Guia local para acompanha-lo ao memorial como disse é pouco conhecido por quem não esta preparado mas os Guias de Goiânia com certeza sabem tudo do museu e de outros atrativos da cidade ainda desconhecido por você da próxima vez contrate um Guia e vai ter outra visão desse memorável patrimônio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja resposta para este comentário em: http://umguiapelomundobylevifreirejr.blogspot.com/2014/02/a-importancia-do-guia-os-direitos.html

      Excluir
  2. Quiçá fosse apenas o Memorial do Cerrado que pecasse por não atender 100% nossa necessidade de informação e cuidados de zeladoria. No Brasil há coisas que Deus duvida em se tratando de bens culturais e naturais. E achei covardia o ser humano xxxxxx não mostrar sua cara. Sou estudante de Guia de Turismo e toda vez que eu visitar um sitio, farei como tu Levi, mostrarei os pontos bons e principalmente os ruins para que os responsáveis levem tudo mais a sério.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...