Marcadores

\ (1) Alagoas (1) Alemanha (2) Amapá (1) Amazônia (85) América do Sul (1) Antes de Viajar (14) Apresentação (5) Aracaju (7) Argentina (6) Ásia (19) Bahia (28) Bares e Restaurantes (9) Belém (107) Bélgica (2) Belo Horizonte (3) Benevides (7) Berlin (1) Brasil (247) Brasília (15) Bruges (1) Bruxelas (1) Buenos Aires (3) Café (1) Campina Grande (2) Cancun (1) Ceará (7) Chile (1) Círio de Nazaré (9) Ciudad de México (3) Colômbia (1) Cruzeiros (1) DENÚNCIAS (19) Dicas (51) Disney (4) Documentação (9) Ecoturismo (28) Entrevistas (9) Espanha (4) Europa (60) Eventos (10) Fernando de Noronha (25) Florianópolis (1) Florida (8) Fortaleza (5) França (12) Gay Friendly (1) Goiânia (9) Goiás (9) Guia de Turismo (62) Histórias de Vida (31) Hotéis (4) Ilhas (35) Israel (32) Istambul (2) Itália (14) Jerusalém (20) João Pessoa (1) Legislação (6) Lisboa (17) Macapá (2) Madrid (1) Maranhão (12) México (4) Miami (3) Milão (1) Minas Gerais (1) Mônaco (2) Museus (19) Natal (6) New York (1) News (24) Ordenamento Jurídico (4) Ordenamento Turístico (4) Oriente Médio (25) Orlando (7) Palestina (2) Palestras (3) Palmas (2) Pará (116) Paraguai (1) Paraíba (3) Paris (12) Pernambuco (28) Porto Alegre (2) Porto Seguro (2) Portugal (30) Praias (25) Recife (2) Restaurantes (4) Rio de Janeiro (6) Rio Grande do Norte (7) Rio Grande do Sul (4) Roma (8) Salvador (23) Santa Catarina (2) Santa Cruz Cabrália (2) Santuário (1) São Luís (4) São Paulo (15) Sensibilização (3) Sergipe (7) Série Especial Israel (7) Tocantins (4) Toledo (1) Turismo Religioso (3) Turquia (4) Uruguai (1) USA (13) Vaticano (4) Veneza (1) Vídeo (16) Vitória (1)

Faça sua pesquisa aqui:

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Parque do Ibirapuera – São Paulo By Levi Freire Jr.

Seja Bem vindo ao Parque do Ibirapuera que na língua indígena significa pau podre ou árvore apodrecida.  Levi Freire Jr.

Texto: Levi Freire Jr.
Fotos: Arquivo pessoal Levi Freire Jr.


É um dos parques urbanos da cidade de São Paulo, não é o maior, mas por certo é um dos mais procurados pelos residentes e pelos turistas. Aqui encontramos natureza, arte, tranquilidade, além da possibilidade de fazer atividade física.

O parque está localizado no bairro homônimo sendo um quadrilátero (possui quatro lados) possuindo em seu entorno quatro avenidas: Av. Vinte Três de Maio, Av. República do Líbano, Av. Quarto Centenário e Avenida Pedro Álvares Cabral, nesta última encontramos uma escultura em bronze de Pedro Álvares Cabral que nos recepciona logo na chegada. O monumento faz alusão ao “descobridor” do Brasil e apesar de ter sido inaugurado em 10 de junho de 1988 já marcou o início das comemorações dos “500 anos de descobrimento”. O Projeto é assinado pelo Arquiteto Agostinho Vidal Rocha, sendo que a escultura é de autoria de Luiz Morrone.

Levi Freire Jr no Parque do Ibirapuera. 

Na foto Levi Freire Jr  no Parque do Ibirapuera. Aqui encontramos uma escultura em homenagem ao “Descobridor do Brasil”. No Rio de Janeiro, no Largo da Glória a homenagem a Pedro Álvares é assinada por Rodolfo Bernardelli datada de 1900 em homenagem aos 400 anos de “descobrimento”. Em Lisboa na freguesia de Santa Isabel encontra-se uma réplica da estátua do Rio, sendo oferecida pelo governo brasileiro ao português em 1941.


A partir daqui nosso destino é o “Portão 3”, 10 minutos caminhando, com o objetivo de alugar bicicletas, no caminho um coral que estava ensaiando no auditório do Ibirapuera nos chama a tenção e paramos para prestigiar e conhecer mais de perto a arquitetura do prédio que é assinada por Oscar Niemayer e foi entregue em 2004 pela Prefeita Marta Suplicy. A obra durou cerca de um ano. Não podemos esquecer que o próprio Parque do Ibirapuera foi idealizado por Oscar e inaugurado em 21 de agosto de 1954 em comemoração ao quarto centenário da cidade.

Auditório Ibirapuera. Foto: Levi Freire Jr

Levi Freire Jr no Auditório Ibirapuera

Enfim chegamos ao Portão três e procuramos pelo ”bicicletário”, para alugar é muito simples bastando fazer um cadastro, apresentando o RG, CPF e fornecer um endereço residencial. Feito isto, você está pronto para pedalar pelo parque. O aluguel custa R$ 5,00 reais a hora e você paga ao entregar a bicicleta.

Levi Freire Jr. O aluguel de bicicletas no Parque Ibirapuera é feito próximo ao Portão 3.
O responsável pelo serviço é Flávio, R$ 5,00 a hora. 

A ciclovia possui 2.745 metros, excluindo-se os acessos. Foi construída em 2004 e passou por uma reforma em 2011. Na última reforma recebeu pintura especial que não deixa lisa mesmo quando molhada dando maior segurança. Ao pedalar você perceberá que a ciclo faixa é azul, mas nos trechos com maior circulação de pessoas, nos cruzamentos e perto de lanchonetes estão pintadas de vermelho.

Levi Freire Jr pedalando pelo Ibirapuera. Não deixe de fazer esta aventura, vale muito conhecer o parque sobre duas rodas, as distâncias ficam muito menores. O parque possui 1.584 km².

A ciclovia possui 2.745 metros, excluindo-se os acessos. Foi construída em 2004 e passou por uma reforma em 2011. Na reforma recebeu pintura especial que não deixa a pista lisa, mesmo quando molhada, dando maior segurança. Ao pedalar você perceberá que a ciclo faixa é azul, mas nos trechos com maior circulação de pessoas, nos cruzamentos e perto de lanchonetes estão pintadas de vermelho.

Imagem extraída de: http://www.parqueibirapuera.org/areas-externas-do-parque-ibirapuera/ciclovia-do-parque-ibirapuera/



Durante as pedaladas vá fazendo paradas para recuperar o fôlego e para perder também, diante da beleza do parque e das obras de arte que existem aqui. Dentre elas a réplica em bronze do Grupo Laocoonte, esculpido pela equipe de escultores,professores do Liceu de Arte e Ofício de São Paulo. O Original em mármore  encontra-se nos Museus do Vaticano, saiba mais: Museus do Vaticano - Laocoonte

Levi Freire Jr. Grupo Laocoonte no Ibirapuera.  

O Ibirapuera foi construído em uma região alagadiça, na época da colonização. Possui três lagos artificiais que são interligados entre si e que são abastecidos pelos córregos do Caaguaçu (canalizado) e do Sapateiro.

Levi Freire Jr no Parque do Ibirapuera - São Paulo - Brasil 

É num destes lagos que temos a composição mais bonita (em minha opinião) do parque: árvores, lago e a cidade ao fundo com sua majestade em “pedra”.  

Levi Freire Jr no Parque do Ibirapuera 


Referencias Bibliográficas:

< http://www.guaruja.sp.gov.br/turista/praias> Acesso em 15 Setembro 2013.
<http://www.auditorioibirapuera.com.br/> Acesso em 15 Setembro 2013.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...