Marcadores

\ (1) Alagoas (1) Alemanha (2) Amapá (1) Amazônia (85) América do Sul (1) Antes de Viajar (14) Apresentação (5) Aracaju (7) Argentina (6) Ásia (19) Bahia (28) Bares e Restaurantes (9) Belém (107) Bélgica (2) Belo Horizonte (3) Benevides (7) Berlin (1) Brasil (247) Brasília (15) Bruges (1) Bruxelas (1) Buenos Aires (3) Café (1) Campina Grande (2) Cancun (1) Ceará (7) Chile (1) Círio de Nazaré (9) Ciudad de México (3) Colômbia (1) Cruzeiros (1) DENÚNCIAS (19) Dicas (51) Disney (4) Documentação (9) Ecoturismo (28) Entrevistas (9) Espanha (4) Europa (60) Eventos (10) Fernando de Noronha (25) Florianópolis (1) Florida (8) Fortaleza (5) França (12) Gay Friendly (1) Goiânia (9) Goiás (9) Guia de Turismo (62) Histórias de Vida (31) Hotéis (4) Ilhas (35) Israel (32) Istambul (2) Itália (14) Jerusalém (20) João Pessoa (1) Legislação (6) Lisboa (17) Macapá (2) Madrid (1) Maranhão (12) México (4) Miami (3) Milão (1) Minas Gerais (1) Mônaco (2) Museus (19) Natal (6) New York (1) News (24) Ordenamento Jurídico (4) Ordenamento Turístico (4) Oriente Médio (25) Orlando (7) Palestina (2) Palestras (3) Palmas (2) Pará (116) Paraguai (1) Paraíba (3) Paris (12) Pernambuco (28) Porto Alegre (2) Porto Seguro (2) Portugal (30) Praias (25) Recife (2) Restaurantes (4) Rio de Janeiro (6) Rio Grande do Norte (7) Rio Grande do Sul (4) Roma (8) Salvador (23) Santa Catarina (2) Santa Cruz Cabrália (2) Santuário (1) São Luís (4) São Paulo (15) Sensibilização (3) Sergipe (7) Série Especial Israel (7) Tocantins (4) Toledo (1) Turismo Religioso (3) Turquia (4) Uruguai (1) USA (13) Vaticano (4) Veneza (1) Vídeo (16) Vitória (1)

Faça sua pesquisa aqui:

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Museu Paraense Emílio Goeldi By Levi Freire Jr

Rocinha. Museu Paraense Emílio Goeldi. Foto: Levi Freire Jr.

Curta nossa Fan Page no Facebook: Aqui

  
Texto: Levi Freire Jr.
Fotos: Levi Freire Jr, Google Images.


Quando pensamos em museu visualizamos aquele lugar aonde são colocados objetos antigos, obras de arte.  Este pensamento não é errado, mas por certo é limitado.

Um museu, sobretudo, tem o objetivo de ser um local destinado à pesquisa, ao estudo, a ciência. Neste sentido, temos um excelente exemplo: o Museu Paraense Emílio Goeldi – MPEG.

Trata-se de uma instituição vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil, sendo seu principal escopo estudar e empreendender pesquisas cientificas no que tange os sistemas naturais e socioculturais da Amazônia, em especial da “Amazônia legal” que foi criada, principalmente, com o objetivo de melhor gerir e planejar economicamente a região. Abrange os seguintes estados em sua totalidade: Amazonas, Pará, Acre, Amapá, Roraima, Rondônia, Tocantins. Além de parte dos Estados do Maranhão (Nordeste) e Mato Grosso (Centro-Oeste).

Levi Freire Jr. Rocinha. Museu Paraense Emílio Goeldi.

 Contudo, é na capital do Estado do Pará, Belém, que está a sede do MPEG que vem colaborando há anos com os estudos e o desenvolvimento da região amazônica, sua fundação é  na segunda metade do século XIX (1866), entretanto, sua história começa com os Naturalistas que por aqui estiveram no início do Século XIX que em várias expedições à Amazônia foram compostos de Ingleses, Franceses, Italianos, Americanos e Russos. 

 Como está dividido o MPEG?

Atualmente o Museu Goeldi possui três bases cientificas:

1 – Parque zoobotânico – em uma área de 5,2 ha. É aqui no centro de Belém que encontramos a diretoria do museu, a área administrativa e até a editora do Museu.

2 – O Campus de Pesquisa, Inaugurado no ano de 1980, em Belém, possui uma área de 12 hectares onde funcionam aqui as coordenações de Botânica, Zoologia, Ciencias Humanas, ciências da terra e ecologia, Informação e Documentação.

3- A Estação Cientifica Ferreira Penna – ECFP, inaugurada em 1993, localizada no município de Melgaço/Pará, dentro da Floresta nacional de Caixuanã.  Os 33 mil hectares que compreendem a estação cientifica foram cedidos pelo IBAMA e recebe cientistas do mundo inteiro e tem como objetivo desenvolver diversas áreas do conhecimento.

Levi Freire Jr no parque Zoobotânico Emílio Goedi. Belém - Pará - Brasil  

Mas como surgiu o Goeldi? 

Sua gênese está relacionada com a criação da associação Philomática (amigos da ciência) no dia 06 de outubro de 1866 em sessão solene no Palácio do Governo, presidida pelo cientista Domingos Soares Ferreira Penna que recebeu incentivos de Louis Agassiz, suíço que esteve em expedição cientifica no Brasil. No entanto, somente em 25 de março de 1871, que o Museu Paraense foi oficialmente instalado sendo nomeado Diretor Domingos Ferreira Penna.

Em 1889 com o fim do império e com a morte de Ferreira Penna, o Museu Paraense fecha as portas. Em 1891 Justo Chermont, José Veríssimo e Lauro Sodré reformam e reabrem o Museu.  Entre os anos 1890 e 1910 o estado do Pará vive o auge do ciclo da borracha tornando-se o maior exportador do produto para o mundo, foi neste período, que Lauro Sodré chama diretamente do Rio de Janeiro Emílio Goeldi, Zoólogo, Suíço, Naturalista que assume a direção do Museu em 09 de Junho de 1894, tendo irrestrito apoio do governo para transformar o Museu Paraense em um centro de pesquisa de referência Internacional.

Em 1895 foi criado o parque zoobotânico que além de ser uma nova opção de  lazer para a população, trouxe consigo o escopo de educar através da mostra da fauna e flora. Em 1896 começam a exploração de grande parte da Amazônia com o objetivo de coletar material para o que se tornaria a primeira coleção zoológica, Botânica, Geológica e etnográfica. O nome Museu Paraense passaria a se chamar Museu Paraense Emilio Goeldi em 1900, em plena virada do século.

Parque Zoobotânico Emílio Goeldi. Foto: Levi Freire Jr. 

E o MPEG nos dias atuais?


O MPEG está ligado, desde 1954, ao CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e tecnológico, entretanto, com objetivo de ampliar as pesquisas em âmbito nacional e avançar em políticas publicas para a Amazônia o MPEG passa, em 2000, a ser é subordinado ao Ministério da Ciência e tecnologia.  

Em 2001, começam os primeiros frutos desta mudança e é criado o curso de pós-graduação em botânica, parceria com a UFRA – Universidade Federal Rural da Amazônia. Desde então, os programas científicos crescem e solidificam: Programa Biodiversidade da Amazônia, em conjunto com a Conservação Internacional (CI-Brasil); Redes científicas e tecnológicas, como a Rede Nacional de Pesquisas (RNP); o Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM); o Tropical Ecology Assessment and Monitoring (TEAM); o Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA); a Rede Temática de Pesquisa em Modelagem Ambiental da Amazônia (GEOMA).



Referências Bibliográficas:

http://www.museu-goeldi.br/portal/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...